Domingo de Ramos marca coleta de doações para projetos da CF 2013

Gesto concreto

Fonte: Texto-base CF 2013 Domingo de Ramos marca coleta de doações para projetos da CF 2013

A
Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade.
 
DIA NACIONAL DA COLETA DA SOLIDARIEDADE
Domingo de Ramos, 24 de março de 2013
 
As equipes de campanha e de liturgia das comunidades eclesiais são convidadas a organizar o gesto concreto de solidariedade durante o tempo forte da Campanha, que vai do início da Quaresma, na quarta-feira de cinzas, 13 de fevereiro, até o Domingo de Ramos, que antecede à Páscoa.
 
Bispos, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores da Campanha da Fraternidade. A Igreja espera que com esta motivação todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois: “Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida” (DGAE, n. 66). O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida. 
 
O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, com ou sem envelope, deve ser encaminhado à respectiva diocese; esta, por sua vez, encaminha 40% do total da coleta para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), na conta indicada no quadro abaixo.
 
PARA DEPÓSITO DOS 40% - (FUNDO Nacional de Solidariedade da CNBB)
Caixa Econômica Federal, Agência 2.220 - Conta Corrente 000.009-0
CNBB, Brasília, DF
Enviar comprovante do depósito para a CNBB no FAX (61) 2103-8303.
 
Doações para o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB podem ser feitas para a conta indicada no quadro acima também ao longo de todo o ano, para aplicar em projetos sociais apontados pelo Texto Base da CF.
 
Do total arrecadado pela coleta, 40% constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB, e os outros 60% ficam nas dioceses, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), para o atendimento a projetos locais.
 
Os recursos arrecadados serão destinados preferencialmente a projetos que atendem aos objetivos propostos pela CF 2013, com o foco voltado para ações que se revertam em benefícios aos jovens das nossas comunidades, conforme os objetivos elencados no início deste texto.
 
A CNBB recebe os projetos encaminhados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). A análise da viabilidade de cada projeto é efetuada em parceria com a Cáritas Brasileira, que também acompanha o desenvolvimento dos mesmos. A supervisão do Fundo, a destinação dos recursos e a aprovação dos projetos está a cargo do Conselho Gestor do FNS com integrantes nomeado pela CNBB.
 
As Organizações que desejam obter apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, de acordo com os critérios de destinação previstos para a CF-2013, deverão encaminhar os projetos ao:
 
Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB
SE/S – Q 801 – Conj. “B” 
CEP. 70200-014 – Brasília – DF
Fones: (61) 2103-8300; (61) 2103-8302 ou 8303 - FAX
 
Os pedidos serão submetidos ao Conselho Gestor do FNS, para análise e decisões.
 
O Fundo Diocesano de Solidariedade, composto por 60% da coleta do Domingo de Ramos, é administrado por um Conselho Gestor Diocesano, que pode ser constituído com a participação de uma pessoa da Cáritas Diocesana (onde ela existe), de um representante das Pastorais Sociais, da Coordenação de Pastoral Diocesana, da Equipe de animação das Campanhas, do responsável pela administração da diocese e de uma pessoa ligada ao tema da CF. O Bispo constitui este Conselho Gestor e normalmente o preside.
 

Campanha da Fraternidade 2013

 

Tema: Fraternidade e Juventude
L
ema: Eis-me aqui, envia-me! 
(Is 6,8)

 

Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a 
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
 

 

Acontecerá no dia 9 de novembro, na sede do Regional Sul 1 da CNBB, a partir das 20h, o lançamento regional do texto-base da  próxima Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude”. O material foi publicado pelas Edições CNBB.
 
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992, com o lema “Juventude, caminho aberto”.
 
O evento de lançamento é aberto aos agentes das CF's e tem entrada franca.

Significado do Cartaz da CF 2013
 
A Igreja, ao iniciar esta caminhada quaresmal, tem os olhos fitos na cruz, donde emana a comunicação do amor de Deus por nós, na entrega de Jesus Cristo, para que Nele tenhamos a vida (cf. Jo 10,10). Este gesto do Senhor é redentor, por Ele vence todos os males e mortes que nos afligem, nos salva e descortina para que nós um horizonte de esperança, expresso no rosto da jovem.
 
A cruz convida à fraternidade entre todos os povos, raças e nações, representados pelas diferentes cores e linhas que a percorrem. As tags, vistas do alto do cartaz, acenam para a comunicação rápida, a circulação de informações e as novas ambiências para encontros, as quais devem ser perpassadas pela mensagem libertadora da cruz e contribuir para o projeto de uma sociedade justa e solidária, segundo o Reino.
 
A Igreja com essa Campanha, cujo tema é “Fraternidade e Juventude”, chama a atenção para os desafios dos jovens na edificação do projeto de Deus, dentro do contexto de mudança de época. É um período marcado pela instabilidade dos critérios de compreensão e dos valores (DGAE, n 20), pelas novas possibilidades de interação e desigualdade de oportunidades, com forte reflexo na vida dos jovens, quer das cidades, quer do campo.
 
A jovem, de braços abertos em forma de cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a boa nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: “Eis-me aqui. Envia-me!” (Is 6,8).

 
Oração da Campanha da Fraternidade
 
Pai Santo, Vosso Filho Jesus 
conduzido pelo Espírito
e obediente à Vossa vontade, 
aceitou a cruz como prova de amor a humanidade.
 
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários a serviço da evangelização da juventude.
 
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
envia-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade;
envia-nos, Senhor;
para sermos profetas em tempos de mudança;
envia-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
envia-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
envia-nos, Senhor;
para...
 

CF 2013 BARROSO-MG

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 NA PARÓQUIA DE SANTANA DO BARROSO

07/02/2013 22:24
  Será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a...