Católicos e Ortodoxos celebram Páscoa juntos

25/03/2013 17:25

 

Católicos e Ortodoxos celebram Páscoa juntos

 

 

Em 2013 o Patriarcado Latino de Jerusalém, cuja jurisdição se estende a Israel, Palestina, Jordânia e Chipre, celebrará a Páscoa seguindo o calendário juliano, o mesmo utilizado pelos cristãos ortodoxos.

De acordo com a orientação da Assembleia dos Ordinários daTerra Santa (AOCTS), de 15 de outubro de 2012, em dois anos (2015) todos os católicos de rito oriental e latino das diocese da Terra Santa adotarão o calendário depois da publicação do decreto definito aprovado pela Santa Sé, sem data prevista ainda. Católicos e ortodoxos celebrarão a Páscoa no dia 05 de maio.

O Patriarca Latino de Jerusalém, o jordaniano Fouad Twal, determinou que as paróquias latinas adotem o experiência, com exceção de Jerusalém e da região de Belém, que ainda seguirá o calendário gregoriano, celebrando a Páscoa dia 31 de março, por conta do "Status Quo" , que regulamenta a utilização dos lugares sagrados entre as diferentes comunidades cristãs da região. 

Por conta da autonomia que lhe foi concedida o arcebispo de Haifa e da Terra Santa para os marionitas, Mons. Moussa Elhaj, afirmou que a IgrejaMaronita seguirá o calendário do Patriarcado Maronita do Líbano celebrando com o ocidente a Páscoa.

Em 2012 os festejos da Páscoa na Terra Santa uniu os fiéis catolícos e ortodoxos por ocasião da coincidência cronológica dos anos gregoriano e juliano. De acordo com cristãos da região estas oportunidades possibilitam que famílias compostas pelos dois grupos celebrem juntos a Festa da Ressurreição.(Jefferson Souza)



Foto: Altar central / Basília do Santo Sepulcro - Terra Santa

Da redação do Portal Ecclesia.
 
doutrinacatolica2012.webnode.com