Arcebispo ressalta a relação positiva do Brasil com a Santa Sé

13/04/2013 13:52

 

Arcebispo ressalta a relação positiva do Brasil com a Santa Sé

 


 

 
Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG) e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira, 12 de abril, o relacionamento sólido que vem ocorrendo entre o Brasil e a Santa Sé (Roma). Essa mediação tem sido eficaz com a colaboração da nunciatura apostólica presente no país desde 1829. O arcebispo lembrou que nesta 51ª Assembleia Geral, os bispos estão tendo a oportunidade de estreitar as relações para uma comunhão eclesial com o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello. Este é primeiro contato do núncio com todo o episcopado brasileiro, já que a chegada de dom Giovanni ocorreu no ano passado no período da Assembleia Geral.
 
"Hoje tivemos um encontro com o núncio apostólico. Ele tem um duplo papel, sendo o representante do Papa junto a Santa Sé e a Igreja no Brasil e, como embaixador no país. Foi um momento muito agradável", destacou o arcebispo. Na ocasião, dom Geraldo sublinhou o aspecto de colaboração entre a CNBB e a nunciatura apostólica, que tem sede em Brasília. "Ela torna-se intermediaria entre as questões da CNBB e Santa Sé e com o governo brasileiro". Segundo dom Geraldo não existem privilégios, mas uma organização do governo com a Igreja Católica. O arcebispo lembrou, ainda, que o acordo não traz elementos novos, mas uma sistematização entre a relação do Estado brasileiro com a Igreja Católica. Não sendo, este, um privilégio do catolicismo; mas qualquer religião pode se organizar e estabelecer seus relacionamentos com o país.
 
Na oportunidade do contato com a imprensa, dom Geraldo Lyrio Rocha agradeceu o trabalho dos veículos de comunicação que realizam a cobertura da Assembleia Geral. "Queremos parabeniza-los pelo belo trabalho que vocês jornalistas vêm desempenhando com suas equipes".
 
Fonte: CNBB

 

 

Da redação do Portal Ecclesia.
doutrinacatolica2012.webnode.com