Maria, a Mulher do Sim de Beleza Infinita

05/05/2013 12:08

 

Maria, a Mulher do Sim de Beleza Infinita

    A devoção a Nossa Senhora é tão importante e especial para a Igreja, que o mês de maio é todo dedicado a Maria. Reconhecemos então o papel importante da co-redentora, a mulher que levou em seu ventre o Filho de Deus. Maria foi agraciada por Deus pela sua humildade e sua simplicidade de coração. Já nos diz o evangelho que Maria guardava tudo em seu coração. Toda a obra grandiosa de Deus  feita em Maria, mostra-nos o quanto Deus quer elevar as criaturas, entre as quais Maria é a mais perfeita a “Tota Pulchra es, Maria!”, a toda bela. Beleza esta que não só física, mas a beleza espiritual, incompreensivel para nós tão racionais e esvaziados da fé.

    Compreender a Beleza de Maria em sua espiritualidade é comtemplar o mistério de Deus na vida humana. Deus escolheu Maria a mais bela entre as mulheres e a tornou imaculada, ou seja, sem mancha do pecado. Não pelo merecimento de Maria, mas em virtude da missão que Deus a confiou. Sua dignidade partiu de sua singeleza em acolher o chamado de Deus pelo anúncio do Anjo Gabriel e com seu “Fiat”, ou faça-se. Com o “faça-se”, começa a ação salvadora de Deus, a esperança se renova, pois a virgem de Nazaré dará a luz ao Filho de Deus. Nós que andávamos perdidos pelas trevas da vida, somos comtemplados com o nascimento de Deus no mundo, através da mulher especial para o Criador.

    O Filho de Deus se faz homem no seio de uma mulher simples e humilde, que se faz serva de Deus. Numa família simples que quase não iria existir, pois José achou estranho tal gravidez. Pois seguidor fiel da Lei judaica e homem justo que era, não iria ter relações de esposo com a Virgem antes de se casar. Foi necessário um anjo o avisar em sonho para entender tudo que acontecia, não era um traição ou coisa do gênero abominada pelos judeus. Era a ação de Deus na vida da humanidade. Deus escolheu Maria, como a Nova Eva, que ao contrário da antiga que trouxe a perdição, traz a Salvação de Deus.

    O mistério de Maria se mistura no mistério de Deus, pois Deus encontra nela a sua morada terrena, de Beleza infinita. Não canso de dizer a ti o Maria, “Tota pulchra es”, que beleza de vida em Deus, que exemplo de negação de si mesmo e afirmação de Deus em sua vida. “Toda Bela” , queria ser como tu és, toda ornada do perfume de Deus. Ó pobre de mim pecador, que ando ornado com os odores do mundo e do pecado. “ Toda Bela” , mulher do Sim, quero ser como tu és. Aquela que disse Sim, Fiat e faça-se. Que a vontade de Deus se faça em minha vida e que eu seja simples e humilde como tu és. Da sua simplicidade e humilde é que conquistastes o céu, onde és a Rainha. Quero um dia pelo amor e misericórdia de Deus merecer o convívio eterno contigo.

Encerro essa reflexão, transcrevendo o lindo texto da liturgia sobre Maria:

“Toda Bela sois, Maria!

Toda Bela sois, Maria!

E a mancha original não há em ti!

Tu, Glória de Jerusalém!

Tu, Alegria de Israel!

Tu, Honra do nosso povo!

Tu, Advogada dos pecadores!

Ó Maria!

Ó Maria!

Virgem Prudentíssima,

Mãe Clementíssima,

Rogai por nós.

Intecedei por nós

ao Senhor Jesus Cristo!

    Que neste mês de maio possamos compreender melhor essa Mulher do Sim de Beleza infinita diante de Deus.

Maria, mãe da Igreja, rogai por nós!!!

 

Júnior César Monteiro

  Júnior César Monteiro

Fundador do Apostolado Doutrina Católica

 

 

 

doutrinacatolica2012.webnode.com