Ressurreição do Senhor / Ano C

25/03/2013 08:57

 

Ressurreição do Senhor / Ano C

 

 

"Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!" (Salmo 117).
 
31 de março de 2013.
Ano: C / Cor: Branco
 
PRIMEIRA LEITURA - At 10,34a.37-43 
 
A Igreja de Jerusalém corria o risco de esclerosar-se. Fechada em Jerusalém e bitolada ao judaísmo. Havia necessidade urgente de abertura. E é Pedro o primeiro a romper o esquema com a abertura aos pagãos. O texto proposto pela liturgia de hoje salienta parte do sermão de Pedro: seu anúncio sobre Jesus Cristo aos pagãos. Em poucas palavras ele anuncia a atividade de Jesus de Nazaré a partir do batismo pregado por João. 
 
O anúncio de Pedro sobre Jesus: 
 
- Apresenta o itinerário de Jesus: depois do batismo de João, partiu da Galiléia e percorreu toda a Judéia. 
 
- Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo e com poder. 
 
- O que Jesus fez é sintetizado no v. 38: “por toda a parte ele andou fazendo o bem, e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo, pois Deus estava com ele”. O que significa curar todos os que estavam dominados pelo diabo? Se levarmos em conta que o diabo estava diretamente relacionado com tudo o que divide, descrimina, aliena, oprime com tudo o que é mentira, erro e pecado, com todo o tipo de doença, física, mental, então começaremos a entender toda a atividade de Jesus. O que Jesus queria era uma sociedade justa e fraterna com homens livres, respeitosos da dignidade uns dos outros. 
 
O testemunho de Pedro com os apóstolos
 
Eles testemunham três atividades – a de Jesus a favor do povo – a dos judeus contra Jesus – a de Deus em favor de Jesus. A ação de Jesus foi mencionada acima. Os judeus mataram Jesus, suspendendo-o numa cruz, mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia e lhe concedeu aparecer às suas testemunhas e até mesmo tomar refeições com elas. 
 
- Em seguida Pedro fala sobre a missão que Jesus deu aos apóstolos: pregar e testemunhar que Deus o constituiu juiz dos vivos e dos mortos. 
 
- Pedro termina anunciando o que todos os pregadores (= profetas) testemunham: a necessidade da fé em Jesus para receber o perdão dos pecados. 
 
O que Jesus quer da sua Igreja hoje? Expulsão de demônios no sentido literal como estão fazendo diversas seitas, ou luta pela implantação do Reino com a expulsão do demônio da opressão, da injustiça, da alienação, da exclusão, enfim de toda a forma de pecado? 
 
SEGUNDA LEITURA - Cl 3,1-4 
 
No capítulo 2o Paulo falou sobre o batismo, através do qual o cristão participa da morte e ressurreição de Cristo. Como Cristo morreu e foi sepultado, o cristão também, coberto pela água do batismo, morre para o mundo do pecado. Como Cristo ressuscitou para uma vida nova, também o cristão, emergindo da água, ressuscita para uma vida nova com Cristo. Aqui Paulo conclui o seu raciocínio. Se os cristãos ressuscitaram com Cristo, eles não pertencem mais a este mundo de pecado. Eles têm agora um compromisso novo; não pecar nem buscar mais as coisas da terra, mas sim as coisas do alto, do céu, de onde Cristo reina. A vida do cristão é Cristo; sua vida está escondida em Cristo no céu. Para as coisas do mundo, o cristão já está morto. A vida do cristão só aparece gloriosa junto com Cristo, quando Cristo, que é sua vida, aparecer na sua glória. Que cristão é este que tem a obrigação de viver como se já estivesse ressuscitado? Esse cristão é você, sou eu, somos todos nós. Que estamos esperando para vivermos em profundidade o sentido do nosso batismo? 
 
EVANGELHO - Jo 20,1-9 
 
a) Maria Madalena e o túmulo vazio 
 
No 1o dia da semana (dia de domingo) - o dia da nova criação, Maria Madalena vai ao túmulo. Ela vai visitar o cadáver de Jesus. Ela simboliza a comunidade sem fé, caminhando ainda no escuro. Ela acha que roubaram o corpo de Jesus. Quem não tem fé busca explicações racionais para tudo: houve um roubo. É isso que ela transmite para Pedro e para o discípulo que Jesus amava. 
 
b) Os dois discípulos vão ao túmulo 
 
A comunidade por falta de fé não estava reunida. Os dois discípulos correm ao túmulo. O discípulo que Jesus amava chega primeiro, não simplesmente porque é mais jovem, mas por causa do amor. Quem ama chega mais rápido, entende mais, acolhe mais, aceita mais. Por respeito ele não entra, apenas se inclina e vê os panos de linho estendidos. Simbolicamente, o túmulo é para João a cama nupcial, não lugar de morte, mas lugar de encontro com o Senhor da vida com a comunidade-esposa. Pedro chega, olha e vê tudo: os panos de linho estendidos e o sudário dobrado num lugar à parte. Ladrões não teriam este cuidado de deixar as coisas arrumadinhas. O corpo de Jesus, portanto, não foi roubado. Mas Pedro não chega a conclusões maiores. Ele representa como Maria Madalena neste momento a comunidade ainda incrédula. Então o outro discípulo entrou também. Ele viu e acreditou. Quem ama tem intenções profundas e vai mais longe. O discípulo que Jesus amava percebeu claramente que Jesus ressuscitou. 
 
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Colunista do Portal Ecclesia.
Bispo de Caratinga (MG). Estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Especializado em Sagradas Escrituras e mestre em exegese bíblica e línguas orientais pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

 


Da redação do Portal Ecclesia.
 

 

doutrinacatolica2012.webnode.com