Símbolos da JMJ seguem para o Estado do Rio de Janeiro

22/04/2013 18:13

 

Símbolos da JMJ seguem para o Estado do Rio de Janeiro

 

 

 
Neste domingo, 21, dia do Bom Pastor, os símbolos da JMJ - cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora - foram enviados para o Estado do Rio de Janeiro. A celebração que marcou o envio foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
 
A missa fez parte da programação do Hallel Aparecida Internacional, realizado neste fim de semana, e marcou a passagem dos símbolos do Estado de São Paulo para o Rio de Janeiro. Concelebraram com dom Orani o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, o bispo da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francesco Biasin, padres do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 e diversos bispos e sacerdotes de todo o país.
 
"Agradeço ao cardeal Damasceno, pela oportunidade de presidir esta Eucaristia nesse dia memorável que juntamente com o tempo da Páscoa, com o domingo do Bom Pastor, com o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, também celebramos o dia da entrega dos símbolos da JMJ ao Estado do Rio de Janeiro, através da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, primeira porta de entrada dos símbolos ao Estado", destacou dom Orani.
 
Durante a celebração, os fiéis foram levados a refletir sobre o compromisso diário firmado com Deus. Na homilia, dom Orani destacou que o Evangelho segundo João salienta alguns aspectos que todos são chamados a viver e que desejam que seja fruto, consequência da JMJ Rio 2013.
 
"Escutar a voz de Deus significa acolher a sua mensagem, aquilo que Ele nos disse, e nós temos certeza que os jovens e todos que irão ao Rio de Janeiro vão com este espírito de peregrino porque escutaram, escutam e querem sempre escutar a voz de Cristo. (...) Esse envio da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora deve ir dizendo a todos aqueles que irão para a cidade do Rio que eles são chamados a tudo fazer para estar sintonizado com o coração de Cristo e deixar-se conduzir pelo espírito de Deus, pois este é o desejo do coração do Senhor", disse.
 
A entrega dos símbolos para o RJ
 
Ao final da missa, os jovens da arquidiocese de Aparecida entregaram os símbolos da JMJ para dom Francesco Biasin, que recebeu um emocionado e grande abraço dos jovens de sua diocese no momento em que entregou para eles a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora.
 
"Foi um momento inesquecível quando os jovens da diocese subiram no altar, pois eu estava lá e de repente me vi abraçado calorosamente por vinte, trinta jovens. Depois fomos juntos acolher e carregar a cruz e o ícone de Maria, e passamos no meio da basílica do Santuário numa grande emoção de todo o povo, sobretudo, dos jovens, que se tornaram protagonistas desse momento tão importante", afirmou dom Biasin.
 
Após a celebração, o cortejo com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude seguiu de Aparecida (SP) para o município de Itatiaia (RJ), onde foi acolhido por fiéis da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda no Estádio Municipal Antônio Corrêa.
 
Fonte: Canção Nova Notícias

 

Da redação do Portal Ecclesia.
doutrinacatolica2012.webnode.com