Tríduo Pascal

27/03/2013 15:46

 

Tríduo Pascal

    Dentro da Semana Santa temos o Tríduo pascal que compreende da quinta-feira , sexta-feira  e do sábado. É um momento privilegiado para relembrarmos, celebrarmos, fazermos memória e atualizarmos os mistérios da Redenção realizada por Jesus Cristo, nosso Senhor.

    Tudo se inicia na quinta feira santa com a celebração da Ceia do Senhor , recordando alguns temas fundamentais como o mandamento novo, a instituição da Eucaristia e do sacerdócio.

    Vemos o amor de Jesus bem presente neste dia, pois ele institui a celebração da Eucaristia para estar sempre bem perto de nós. Nós de lembra de amarmos uns aos outros como Ele, o Senhor nos amou e dá a Igreja o Sacerdócio para que  possamos ter “Alter Christus”, outros Cristos em nosso meio para celebrar os sacramentos entre nós e lembrarmos da sua presença viva na Igreja. Vemos também o gesto de humildade de Jesus Cristo que lava os pés dos discípulos. Nos lembra também o momento em que Jesus é preso, e passa pelos flagelos dos soldados romanos.

    Na Sexta-feira Santa , celebramos a Paixão do Senhor, Jesus que morre na cruz. Refletimos o amor redentor do Cristo por nós. Ele chega ao ponto de morrer pelos nossos pecados, para nos resgatar do pecado, da morte e do demônio. Devemos refletir sobre a cruz e paixão do Cristo, para nossa Salvação.

    No Sábado Santo, celebramos a vigília Pascal, onde lembramos e celebramos os momentos centrais da história da Salvação. É o dia onde o Cristo desce a mansão dos mortos e liberta das garras da morte os seus fiéis. Cantamos e proclamamos a Páscoa, a passagem. A Alegria ressoa da Igreja, as luzes se acendem, pois Trevas se convertem em Luz. Acendemos o Círio Pascal e entoamos o Exultet, pois o Cristo estava morto e agora ressurgiu dos mortos e vive eternamente.

    O Tríduo Pascal é um momento  sublime onde passo a passo , recordamos, fazemos memória e atualizamos os acontecimentos da paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Vivendo bem estes momentos nos preparamos para Páscoa, para nossa passagem da escravidão do pecado para vida nova, que nasce no Domingo de Páscoa. Inaugurando um novo Tempo de Deus em nossas Vidas.

Vamos viver intensamente esses momentos para com Cristo sairmos do sepulcro, e vivermos uma vida nova em Deus, ressuscitados com Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Júnior Monteiro

Fundador do Apostolado Doutrina Católica – Fides et Spes

doutrinacatolica2012.webnode.com