MÓDULO 1 - Catequese e Psicologia das Idades

24/01/2013 20:24

 

MÓDULO 1 - Catequese e Psicologia das Idades

 

Catequese e Psicologia das Idades
Introdução


    Muitas vezes, nós adultos, ao lidarmos com crianças, exigimos delas um comportamento de adultos, ou seja, total atenção, o que para elas, torna-se bastante difícil. Por outro lado, usamos palavras de difícil compreensão, muito longe delas perceber onde queremos chegar.
 
    A criança é um ser em desevolvimento, com características próprias à faixa etária. Com a boa tática e habilidade do adulto, a personalidade e o temperamento da criança poderão ser modificado através de abertura, explicação, vivência, orientação e assistência. Estar sempre atento às suas necessidades e interesses. Nós adultos em geral, deveríamos seguir o exemplo que Cristo nos deixou: "Ele ia ao encontro dos homens, conhecendo-os como realmente eram, mas, levando-os a uma reflexão para mudança de vida, através da opção para o lado bom das coisas, o lado do Amor.
A infância vai de 0 a 3 anos até 12 anos, período este que indica a adolescência. (Não podemos seguir uma tabela rígida, única para todas as pessoas).


IDADE DE ZERO A TRÊS ANOS - CARACTERÍSTICAS

a) Descoberta do mundo interior:  Nesta idade a criança está começando a viver. Tudo é novo. Aparecem os primeiro gestos, as primeiras necessidades de mover-se. Desenvolvem também reflexos e os instintos. Do balbucio inconsciente, vence a palavra "frase" ou a frase completa.

b) O meio humano: A criança nesta idade, está muito ligada à família. A família é o seu mundo, é onde a criança encontra segurança, afeição e alegria. E é na família que ela se desenvolverá através de imitações. ( A criança imita os gestos de quem ela ama. Imita o sorriso da mamãe, calça a bota do papai.)

ATITUDES DO CATEQUISTA QUE EVANGELIZA CRIANÇAS DESSA FAIXA ETÁRIA:     Muito carinho, muita comunicação, muita proteção (não exagerada), desenvolver desde cedo os bons hábitos. O catequista para falar de Deus com estas crianças, deve começar pela família, principalmente falando o mais que puder dos pais. É através da família que a criança receberá as primeiras noções de Deus.

ATIVIDADES PARA OS ENCONTROS: Desenho, oração dirigida;

BIBLIOGRAFIA:

  • Encontramos o Senhor - Formação de catequistas - 4ª edição - 1974;
  • Para ser catequista - Ed. Vozes 1978;
  • Didática do Catecismo - ISPAC - Ed. Vozes 1964;
  • As grandes linhas da psicologia da criança - Guy Joaquim;
  • Desenvolvimento da Criança - Paul Osterich;
  • Conteúdo e orientação para Catequese Renovada - Ed. O Recado
  • Revistas: Família Cristã; AMAE; Pais e filhos;

Fonte:  https://catequesecomcriancas.blogspot.com.br/2013/01/modulo-1-catequese-e-psicologia-das.html

 

 

doutrinacatolica2012.webnode.com