Para entender o Natal

20/12/2012 14:53

 

Para entender o Natal

A Igreja nos primeiros três séculos só celebrava o mistério pascal, ou seja a Páscoa. Só no século IV, começou a celebrar o Natal do Senhor. Então , a festa do Natal começa ser celebrada na Igreja de Roma em 25 de dezembro de 336. Mas, alguns fatos devemos levar em conta sobre a Festa do Natal.

Segundo a teoria apologético-histórico-religiosa, diz que existia em Roma a festa do deus pagão chamado Natale Solis invictus, nascimento do sol invencível. Solenidade essa introduzida pelo imperador Aureliano, no ano de 274, no solstício do inverno, no dia 25 de dezembro. Ela surgiu para que seu império fosse mantido coeso através de tal manifestação.

Para contrapor tal festa pagã, os cristãos criaram a festa do Nascimento do Cristo na mesma data, para tirar essa idéia pagã. Jesus é chamado pelo profeta Malaquias de “Sol de Justiça” conforme o AT. Já no NT chama-o de Luz do mundo(Jo8,12). Jesus é o verdadeiro sol que ilumina todo homem, diz São Lucas (Lc 1,78) em seu evangelho, na profecia de Zacarias “Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente...”.

 

Conforme a Teoria acima citada, a nossa festa do Natal do Senhor derivaria assim dessa solenidade pagã do deus-sol, mas os cristãos dão um caracter salvífico a uma festa pagã.

Nós cristãos, assim celebramos a festa do verdadeiro Sol, único que é capaz de nós dar a salvação.

Mas muitos teólogos cristãos do século XI preocupavam-se em determinar o tempo correto do nascimento de Cristo. Foram estudos e mais estudos dos equinócios e solstícios devido ao símbolo solar de Jesus. Apareceu a suposição de que João Batista tinha sido concebido no equinócio de outono e de que teria nascido no solstício de verão. Como Jesus nasceu seis meses após João Batista, conforme o evangelho de São Lucas (Lc 1,26), sua concepção deve estar situada no dia 25 de março no Oriente no equinócio da primavera, e seu nascimento no dia 25 de dezembro. A essa teoria chamamos de Cômputo. Uma teoria contestável, mas na época ajudaram a fixar a data da Festa do Natal do Senhor. Acredito que eu como você, não nos importamos com a data, mas o que é fato é que o Filho de Deus se encarnou e fez homem para nos Salvar.

Então a celebração do Natal só apresentará sentido para nós cristãos, na celebração do nascimento do Cristo, Salvador. Só assim entenderemos o verdadeiro sentido do Natal.

Adaptação do texto do Pe. Antônio Carlos de Oliveira Souza, CSsR

Júnior Monteiro

Administrador do Doutrina Católica 2012 

doutrinacatolica2012.webnode.com