Santos, Imagens e Idolatria

08/11/2012 15:38

Santos, Imagens e Idolatria

 

 
Estamos no mês de novembro, mês em que comemoramos o dia de Todos os Santos. Acabo de entregar para os padres mil folders para cada paróquia sobre este tema. É que também estamos no Ano da Fé, no qual somos chamados a dar a razão da nossa esperança. Assim, quero dar uma orientação simples e clara para nosso povo sobre a devoção aos santos. Quem quiser uma explicação mais detalhada deve ler o folder. Aqui damos apenas uma síntese.
 
O que é a imagem?
 
Na bíblia: "ídolos" designam as imagens dos deuses ou a própria divindade dos pagãos. Para os Judeus: as imagens dos deuses são os próprios deuses pagãos. É por isso que a bíblia condena as imagens e o culto das imagens. Para nós católicos: o sentido das imagens é completamente outro; podemos até dizer que é exatamente o contrário. A imagem de um santo quer lembrar que este santo acreditou e deu a vida pelo único Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo – nosso Deus Uno e Trino. Nenhum santo é santo no lugar de Deus. Só é santo, porque o Todo-poderoso fez nele maravilhas (cf. Lucas 1, 49). É santo como servo de Deus e nos dá o incentivo de também nós servirmos a esse único Senhor, o Deus de Jesus.
 
O que é idolatria?
 
Os povos antigos acreditavam em muitos deuses, e eles faziam imagens dos seus deuses e as imagens eram os próprios deuses. Para o povo de Israel não se podia fazer imagem nenhuma de Deus, ou seja, não se podia imaginar como Deus era. Assim, qualquer imagem para o culto era considerada um falso Deus, um rival de Javé, um ídolo. Idolatria é a exclusão do Deus verdadeiro e a substituição por um falso deus. Todos os textos bíblicos que falam sobre imagens querem evitar a substituição de Deus por um ídolo, pois naquele tempo era grande o perigo de idolatria. Quando não havia perigo, a Bíblia até mandava fazer imagem.
 
Deus manda fazer imagens
 
Abra a sua bíblia e confira estes trechos: Êxodo 25, 18-22; Números 7, 89; 21, 8-9; 2; Samuel 6, 2; 2 Reis 19, 15; Sabedoria 16, 6-7.
 
Os santos nunca ocupam o lugar de Deus
 
Podemos, portanto, afirmar que o sentido das imagens cristãs é exatamente o contrário do sentido das imagens proibidas pela bíblia, pois todas lembram a dedicação e até o martírio do santo por causa de Jesus; todas apontam, portanto, para o único Deus verdadeiro. Os santos nunca ocuparam o lugar de Deus. Ídolo é um falso deus que o homem inventa e adora. Idolatria é, portanto, a adoração de um ídolo ou qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus. O que ocupa o lugar de Deus em nosso coração são três ídolos modernos: o TER (o dinheiro), o PODER, e o PRAZER. 
 
Complemente seus conhecimentos pedindo ao seu pároco nosso folder: "Santos, Imagens e Idolatria".
 
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo de Caratinga

 

doutrinacatolica2012.webnode.com